PUB

“ANGOLA Séculos de Solidão” já está nas bancas

Um livro é a cronologia histórica resultante de uma pesquisa analítica de diferentes momentos histórico político-militar e de inteligência angolana, foi lançado no auditório do Banco Económico sita na rua 10 de Dezembro, nº4 Edifício sede do referido Banco.

As pesquisas feitas por Martinho Júnior e Leopoldo Baio é mais uma de várias obras dos autores. O acto de divulgação contou com Mídia Artes na organização e a presença de distintas pessoas no evento.

Leopoldino Baio, um dos autores da obra, disse a África Today, que o livro inspira uma lição para as gerações vindouras daquilo que foi Angola. É um trabalho que leva mais de dez anos de pesquisa. O objectivo é trazer factos que ainda não havia sido referenciado por nenhuma outra obra, e é importante para o desenvolvimento da nossa juventude poder crescer conhecendo a história do país.

Agradecemos muito o Banco Económico e a ENSA pelo patrocínio. Martinho Júnior nasceu a 4 de Dezembro de 1949 na cidade do Lobito, província de Benguela onde fez seus estudos primários até 1960 e secundários, no então liceu Almirante Lopes Alves até 1969; dentre a sua biografia, contam passagens pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; já em Angola, integrou a escola de aplicação militar do Huambo das Forças armadas onde completou o curso de oficiais Milicianos.

Esteve ligado ao Movimento Democrático de Angola que viria ser dissolvido com a chegada do MPLA, entrou para as FAPLA, foi instrutor da SWAPO e do ANC, foi membro do primeiro batalhão das Forças especiais da DISA, fez parte do gabinete de informação e analise em Luanda, foi transferido depois para a Contra Inteligência Geral e segurança do estado; foi promovido depois a Capitão destacado no Departamento de Operações da segurança do estado; entre 1998 e 2000 reforçou os dispositivos clandestinos de apoio ao Estado-maior General das FAPLA e dos serviços de segurança; foi patenteado brigadeiro na reforma em 2002; em 2003 foi membro fundador do centro de estudos estratégicos.

E Leopoldo Baio nascido em Benguela aos 14 de Maio de 1967, Mestrando em Gestão estratégica de Marketing, Licenciado pela Universidade Independente de Angola; quadro da Rádio Nacional de Angola desde 1985 depois da formação em Cuba no Instituto Cubano de radio e televisão; fundou em 1993 o Newsletter Imparcial Fax com o Jornalista Ricardo de Melo; tendo posteriormente fundado o Semanário Actual Fax.

Entre 1998 e 2002 exerceu as funções de Vice-Presidente do conselho de Governadores do MISA (Instituto de comunicação Social da África Austral), tendo sido também membro fundador da AIPA (Associação da imprensa privada de Angola); consta também da sua vasta biografia, a Formação de Gestão e Liderança na universidade Católica de Lisboa, Assessor de Comunicação da Cooperativa “O Lar do Patriota”; Assessor de comunicação da Procuradoria-Geral da Republica de Angola, coordenador de mídia do Campeonato Africano de Andebol, Técnico de comunicação e marketing do Afrobasket 2007, Coordenador Nacional de Informação do Campeonato Africano da nações 2010, Director de Comunicação e imagem da Maboque (Grupo César e Filhos) e é docente universitário.

Tagged under