PUB

Hélder Caculo oferece livros infantis a crianças da província do Namibe

 

Qualquer nome3

O jornalista Hélder Caculo, autor do poemário “ O Sorriso da Dor” ofereceu, recentemente, vários exemplares de livros de estórias e contos infantis a crianças do Colégio ABC, localizado no município de Moçâmedes, na província do Namibe.

“É uma iniciativa que nasceu em mim, e pretendemos fazer o mesmo acto nas demais províncias do país, como forma de incentivar o gosto pela leitura aos mais novos. Dizia uma professora que por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, disse.

O jovem escritor que se encontrava na cidade do Namibe para participar das “Festas do Mar” com uma sessão de venda e de autógrafos da sua primeira obra literária, defendeu a prática da leitura nas escolas de ensino de base.

“Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral”, disse.

Sob a chancela da Viana Editora, o seu livro de poesia intitulado “O Sorriso da Dor” foi lançado oficialmente em Outubro do ano passado. Composto por 64 páginas, retrata várias temáticas, tais como as lutas do povo angolano pela libertação nacional, as vitórias alcançadas por Angola ao longo do tempo, a mulher, a beleza natural do país e as peripécias da vida na cidade de Luanda.

“O Sorriso da Dor”, Além da língua portuguesa, Hélder Caculo traz na sua primeira obra literária poemas nas línguas Fiote, Umbundo, Kimbundo e Cokwe.

SOBRE O AUTOR

Hélder Caculo nasceu em Luanda a 11 de Setembro de 1990 e a sua atracção pela arte de escrever data do tempo em que tinha 12 anos de idade e era desafiado a adaptar estórias bíblicas para a interpretação teatral. Anos depois, começou a ganhar interesse por outros géneros literários, com destaque para a poesia é contos. Foi assim que a partir de 2006 começou a escrever poemas e nunca mais parou. A presente obra é o seu primeiro “Rebento literário. Hélder Caculo é docente universitário e jornalista do jornal OPAÍS do Grupo Medianova.

Agradecemos a divulgação da referida informação no vosso órgão de informação.

Sem outro assunto a tratar, endereçamos os nossos melhores cumprimentos e votos de boa continuação laboral.

Qualquer nome2

Tagged under