PUB

Kimberlito de Catoca será explorado até 2034

O quarto maior Kimberlito a céu aberto no mundo, Catoca prevê uma exploração de até 2034. Já com 20 anos de exploração, a Sociedade Mineira de Catoca, estima para o corrente ano económico vendas de 140 milhões de dólares equivalentes a 23.338 milhões de kwanzas. 

De acordo com o Director Geral de Catoca, Sergey Amelin, que falava durante uma conferência de imprensa por ocasião das festividades alusivo o dia do trabalhador mineiro, em 2016, a empresa obteve um total de 134 milhões de dólares (22,337 milhões de kwanzas ) em lucros. Os investimentos atingem 1,5 milhões de dólares (250 milhões de kwanzas na construção de equipamentos sociais nos bairros ao redor de Catoca.

Apesar de todas as dificuldades relacionadas com o aumento do preço dos materiais, em 2015 a sociedade mineira de Catoca conseguiu lucrar 117 milhões de dólares (19,5 mil milhões de kwanzas). Durante o ano passado, tratamos mais de dez (10) milhões de toneladas de matérias arenoso que resultou em 7,200 mil quilates de diamantes, o que permitiu a facturação de 134 milhões de dólares, afirmou.

Sergey Amelin disse que, em 2016 a empresa manteve os custos de 2015 e pagou dez milhões de dólares (1.667 milhões de kwanzas), em impostos. A mina de Catoca com um diâmetro de aproximadamente um quilometro, uma área de 64 hectares e uma profundidade de 120 metros, tem projectos nas províncias do Cuanza Sul, Lunda Sul, Lunda Norte e Bié.

Catoca tem como accionistas a empresa Endiama, Allosa, LLI e a Odebrecht. Com mais 200 novos trabalhadores os desafios para este ano são maiores e tende a aumentar os salários dos seus trabalhadores nacionais.

Durante uma cerimónia de confraternização no passado final de semana, a governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, falou que nos últimos anos o sector mineiro vem aumentado a sua contribuição para o OGE e crescendo a sua oferta de emprego.
O acto festivo contou com a presença de músicos da nossa praça, tais, como a Margarete do Rosário, Puto Português, Cristo, o animador Cotingo e outros músicos.

Tagged under