Home | Economia | Exportações de petróleo enchem cofres do Estado angolano

Exportações de petróleo enchem cofres do Estado angolano

O petróleo angolano rendeu milhões no ano passado. Dados do Banco Central de Angola revelam que, em 2010, as exportações de petróleo renderam 48,6 mil milhões de dólares, o equivalente a 34 mil milhões de euros. A China foi quem mais petróleo comprou aos angolanos.

 

48,6 mil milhões de dólares, cerca de 34 mil milhões de euros, foi quanto o petróleo angolano rendeu no ano passado aos cofres do Estado. Os números são do Banco Central de Angola e demonstram que desse valor, 41,2 por cento resulta de vendas directas à China, cujo crescimento de vendas se começou a evidenciar em 2009, ano em que foram transaccionados 15 mil milhões de dólares, cerca de 10,5 mil milhões de euros.
Os dados do Banco Central revelam ainda que, a seguir à China, foram os Estados Unidos quem mais petróleo comprou a Angola. Apesar de ter sido registado um aumento, este foi pouco significativo uma vez que em 2009 as exportações para aquele país atingiram os 7,4 mil milhões de dólares e, em 2010, os 8,8 mil milhões de dólares.

Fonte: Diário Digital/Lusa

 

  • email Email para Amigo
  • print Versão de Impressão
  • Plain text Versão Texto
BancoBIC
5.00