Home | Política | Angola celebra conquista da Paz e da reconciliação nacional

Angola celebra conquista da Paz e da reconciliação nacional

Angola e os todos os angolanos celebram hoje uma década de liberdade. Angola e os todos os angolanos celebram hoje uma década de liberdade.

O povo angolano celebra esta quarta-feira, 04 de Abril, o 10º aniversário da conquista da paz. 04 de Abril de 2002, constitui uma das maiores conquistas do povo angolano por marcar uma viragem decisiva no processo político e o desenvolvimento do país.

 

Angola e os todos os angolanos celebram hoje uma década de liberdade.
Há precisamente dez anos, no Palácio dos Congressos em Luanda, assinava-se o Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka.
O documento, assinado pelos ex-Chefes do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, General Armando da Cruz Neto, e o então Alto Comando das Forças Militares da Unita, Geraldo Abreu Muendo "Kamorteiro", mudou o curso da História da República de Angola.

A data, 04 de Abril de 2002, constitui uma das maiores conquistas do povo angolano por marcar uma viragem decisiva no processo político e o desenvolvimento do país e desde então foi instituído feriado nacional.
Dez anos depois Angola é um país de futuro que tem registado um crescimento económico notável reconhecido a nível internacional.

Povo angolano celebra a PAZ
Em Angola, a província do Moxico é placo o acto central deste dia, que decorre sob o lema "Defendamos a Paz, a Unidade Nacional e o Desenvolvimento de Angola".

Já em Portugal, a embaixada angolana em Lisboa e respectivos consulados-gerais vão realizar diversas actividades, incluindo palestras, exposições, um jogo de futebol e uma gala.
O acto central em Portugal conta com a realização de uma palestra com o tema “O papel da paz na afirmação de Angola: uma visão multidimensional”, no auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta será proferida pelo professor universitário e analista político, Belarmino Van-Dúnem, e seguir-se-á uma exposição fotográfica sobre a paz em Angola.

AT

 

  • email Email para Amigo
  • print Versão de Impressão
  • Plain text Versão Texto
BancoBIC
0