PUB

Manuel Augusto participa em reunião da Troika

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, participa na República Democrática do Congo (RDC), numa reunião da Troika do Órgão para a Política, Defesa e Segurança da SADC.

No encontro, que terminou ontem, Manuel Augusto representa o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti que efectua um périplo diplomáticopor alguns países da Ásia e Oceânia.

Em Kinshasa, os membros da Troika do Órgão para a Política, Defesa e Segurança da SADC analisam os últimos desenvolvimentos político-militares na RDC. No mais recente relatório sobre os Grandes Lagos, o enviado da ONU para a região, Said Djinnit, destaca a Cimeira de Luanda, realizada em Outubro de 2016, como um avanço em prol da segurança na RDC, em particular, e nos Grandes Lagos, no geral.

Ao apresentar o relatório perante o Conselho de Segurança da ONU, na semana passada, Said Djinnit disse que a Cimeira de Luanda “gerou um sentido de apropriação e compromisso dos líderes para implementar o Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDC e na Região dos Grandes Lagos e inspirou países como a República do Congo e o Uganda a abrirem espaços para futuras cimeiras desse mecanismo de supervisão regional”.

Said Djinnit elogiou os líderes da região pelo “compromisso em prestar assistência não somente à RDC mas também ao Burundi, à República Centro Africana e ao Sudão do Sul” e disse que a Cimeira de Luanda e a postura desses líderes africanos “permitiram evitar tragédias e conflitos e abrir caminhos que podem conduzir à paz e prosperidade partilhada”. O enviado da ONU para a Região dos Grandes Lagos exortou os líderes africanos “a prosseguirem com os passos determinados para abordar o tema pendente dos grupos armados”.

A Troika é uma estrutura da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, cujo papel principal é a busca de soluções para os conflitos e crises nos países da região. O órgão funciona numa base rotativa anual, integrado por três países membros, que ocupam as funções de presidente, vice-presidente e presidente cessante, e o Comité Ministerial, que é apoiado por altos funcionários.

 

Tagged under