PUB

Fundação Lwini faz entrega de meios a dezenas de pessoas

A Fundação Lwini procedeu  à entrega de 25 cadeiras de rodas e 20 pares de canadianas a 45 pessoas com deficiência, no âmbito do projecto “Esperança, Mobilidade e Liberdade”.

Ao fazer a entrega simbólica dos meios, a presidente da mesa da assembleia-geral da organização, Ana Maria Guimarães, referiu que a doação vai ajudar as pessoas com deficiência a se locomoverem.

A fundação decidiu fazer coincidir o início das suas actividades este ano com o arranque das aulas, para ajudar os estudantes a melhorarem a sua locomoção. Ana Maria Guimarães adiantou que os meios são poucos, mas a fundação vai continuar a trabalhar para a aquisição de outros meios, na perspectiva de aumentar o número de beneficiados.

Ao receber a cadeira de rodas, o primeiro beneficiário André Vunge, estudante do terceiro ano da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, agradeceu o gesto. Acrescentou  que a cadeira vai facilitar as suas deslocações à escola.

Outra beneficiária, Teresa Albano de 20 anos, que também recebeu uma cadeira de rodas, manifestou a sua satisfação pela oferta. Lamentou,  no entanto,  as barreiras arquitectónicas nas instituições e na cidade para as pessoas com deficiência.

Em declarações à imprensa, o director executivo da Fundação Lwini, Alberto Ferreira, destacou o gesto da instituição, que aproveitou o início das aulas para beneficiar, acima de tudo, estudantes com meios importantes para a sua deslocação.

Garantiu que outras entregas estão previstas para este ano em todo país. Desenvolvido desde 2001, o projecto beneficiou até ao momento  mais de 20 mil pessoas, com o apoio directo do Governo de Angola, através do Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars) e de doadores.

Tagged under