PUB

Federação realiza trigésimo sexto campeonato nacional de atletismo

Tudo por uma dinâmica e maior competição, a Federação Angolana de Atletismo realizou o trigésimo sexto campeonato nacional sénior em pista da modalidade. 

Na categoria masculino e feminino, teve lugar no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda. O evento que inicio às 08:00 da manhã contou com a participação de equipas como Petro de Luanda, Clube Desportivo 1ºAgosto, Inter de Angola, Escola Rui Mingas, Sonangol do Namibe, Escola Dibondo Abrão e Casa Militar do Kuando Kubango. Já as províncias da Huíla e Benguela estarão representadas pelos distintos clubes.

Bernardo João, Presidente da Federação Angolana de Atletismo, disse, o Campeonato Nacional Brumagol evidencia menos participação por algumas províncias por motivos de transportação, mais os que cá estão podemos ver a dinâmica, e percebemos que o Inter domina todas as provas de metros fundos, queremos ter todas as modalidades do atletismo a acontecer com maior dinâmica, nós não vamos fazer o salto a Vara por motivos de ausência de condições de igual modo também o lançamento de Martelo, e estamos a fazer triplo Salto, Salto em Comprimento e Salto a Altura. Os lançamentos que estamos a fazer são de Peso de Disco e de darde.

O presidente em entrevista a África Today realçou, o atletismo actualmente encontra muitas dificuldades por não existir uma pista sintética para a prática do mesmo, a única pista que temos é a dos Coqueiros que não tem condições para tal. Esta pista que estamos a falar não tem diferença com o asfalto é difícil contar com grandes resultados no caso. Para exigirmos aos atletas é necessário que aja material a altura dos atletas é necessário que os treinadores façam mais algum refrescamento.

Segundo Bernardo João, para o campeonato do mundo estamos a contar com os nossos atletas que praticam a modalidade lá fora, mas este não é o objectivo da Federação a intenção é que aja um viveiro cá dentro com pistas em condições para termos atletas a altura.

Tagged under